terça-feira, 5 de abril de 2011

Estou preocupado!

Começo a ficar preocupado com esta onda de acidentes que tem atingido alguns motociclistas conhecidos. Preocupado porque, também eu ando de mota em Lisboa e tenho visto verdadeiros criminosos ao volante. Por sorte tenho escapado mas, até quando?

Não consigo perceber esta falta de civismo que aumenta a olhos vistos. Será a conduzir que se descarregam as frustrações familiares e profissionais? Parece que sim!!! Cada vez mais as pessoas usam o carro como forma de "afirmação pessoal". Quando não há tomates para se afirmarem em casa ou no trabalho, agarram no carro, vão para a estrada e tornam-se em autênticos assassinos de sangue frio com uma impunidade quase total. Atropela-se alguém na passadeira, abalroa-se alguém que parou num sinal, não se para no "Stop" e a justificação... "olhe...nem o vi!!!" ou então "...apareceu-me assim de repente à frente". Enfim, as justificações são do mais disparatado que há e revelam um total desrespeito e uma total despreocupação pela integridade física da pessoa com quem tiveram o acidente.

O transito neste país está a ser transformado numa autentica selva onde cada um olha por si, e ás autoridades falta-lhes alguma capacidade de intervir. Choca-me que certas pessoas não consigam entender, que um automóvel se pode transformar numa autentica arma, quando mal utilizado ou não cumprindo integralmente as regras de transito. Choca-me que alguém só por birrinha coloque em risco a vida de outro ser humano. Eu como motociclista sinto esta vulnerabilidade que constantemente me acompanha sempre que me monto na mota. 

Os motociclistas tem naturalmente mais facilidade em vencer os obstáculos do transito e isso muitas vezes não é bem visto por alguns automobilistas que desesperam nas filas. Mas também não é razão para lhes dificultar a passagem pondo em risco a sua integridade física. Não me interpretem mal! Os motociclistas não são Santos e também sofrem deste mal mas, este mal nos motociclistas tem a tendência para os atirar para situações desagradáveis para a saúde, daí também não se manifestar da mesma forma nem com a mesma intensidade.

O que poderá ser feito para mudar esta mentalidade, para criarmos uma consciência cívica e ser melhores cidadãos? Estou consciente que não se pode mudar estes comportamentos só com leis proibitivas e penalizadoras. Estes comportamentos estão de tal forma enraizados que não resultaria. Observando o que se faz lá fora, devemos sim, atuar na prevenção e numa melhor formação cívica, logo desde tenra idade em casa e nas escolas. Mas estamos em Portugal, e até hoje não vi gastar um cêntimo que fosse neste tipo de coisas. Lembro-me de umas campanhas  de prevenção rodoviária à uns anos atrás mas,  foi sol de pouca dura. Resta-nos a nós Automobilistas, motociclistas e peões mudarmos a nossa atitude no transito e termos esperanças de que um dia, haja mais civismo nas nossas estradas e que estas sejam mais seguras para todos.

Divirtam-se

Sem comentários:

Enviar um comentário