quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Passeio pelo Alto Alentejo


Passeio pelo Alto Alentejo

Ultimamente a disponibilidade para estes passeios não é muita e esta oportunidade surgiu praticamente do nada. Como aconteceu assim tudo de repente,  decidi ir até Montargil acompanhando todo o fertil Vale do Sorraia. É um passeio muito bonito pois esta é uma das zonas mais ferteis do nosso país. Aqui se produz arroz, milho e tomate com abundancia. Esta zona estende-se desde Coruche até Montargil e Avis onde estão as duas barragens  que são a chave do sucesso deste vale. Barragem de Montargil alimentada pela ribeira de Sôr e barragem do Maranhão alimentada pela ribeira da Raia que depois se juntam a jusante das barragens e formam a ribeira do Sorraia (que dá nome ao vale).


Saída de Corroios/Seixal por volta das 10:00 da manhã. Algo tarde devido ao meu filho e às empregadas da bomba da BP que nunca me deixam ir sem me pregarem uma verdadeira seca para pagar o combustível.  Fui direito a Alcochete e daí até ao cruzamento de Coruche pela recta do Infantado (a parte mais chata do percurso – 20 Km de recta). Daí segui até ao Couço, onde parei para um café e uma maravilhosa empada  no café da estação de serviço. Atravessei a ribeira do Sorraia e segui todo o vale até Montargil. Durante todo o percurso são visíveis os canais de rega (obra do estado novo) que são a chave do sucesso deste vale. 

Os meus planos incluíam comer uma bucha em Montargil, junto à Barragem mas, como não encontrei as condições necessárias, tirei umas fotos e dirigi-me a Mora. Fui ter ao Fluviario de Mora. O fluviario está inserido numa reserva ecológica (Reserva Ecológica do Gameiro) e esta zona está servida de um parque de campismo e um parque de merendas com sombra e bastante calmo que era exactamente o que eu queria. Depois de parar descobri que, aqui também existe uma praia fluvial espectacular.

 

Depois de comer e de me refrescar nesta bela praia fluvial fiz-me de regresso a casa. Desta vez por um caminho diferente. Segui para Mora e daí para Pavia, Arraiolos e Montemor-o-Novo. Deixei de acompanhar o verde e fértil Vale do Sorraia e entrei numa paisagem mais árida das planicies Alentejanas. Eram perto das 14:30 e fazia calor, muito calor. De tal forma que só o ar que entrava no capacete queimava a cara e tornava a respiração mais dificil. Foi uma jornada de viseira fechada e com poucas paragens.
De Montemor fui direito a Vendas Novas onde parei para matar saudades dos meus tempos de tropa passados nesta localidade. Segui depois para Pegões, Aguas de Moura, Setubal, Azeitão e de volta a casa pelas 17:00 aproximadamente.

Não foi o passeio que queria mas foi o que foi possivel. Para a proxima irei até Alter do chão, Nisa e Crato e voltarei por Avis e pela Barragem do Maranhão. Só ainda não sei quando será possivel o passeio...

Divirtam-se

Sem comentários:

Enviar um comentário