sábado, 5 de março de 2011

Passeio a Reguengos de Monsaraz

Esta voltinha foi muito especial e irá ficar na minha memória por muitos e longos anos. Esta viagem mudou o rumo da minha vida. Podemos até dizer que a historia da minha discreta existência se poderá dividir em AR e DR (antes de Reguengos e depois de Reguengos)... :-) pois, foi neste dia que uma pessoa muito especial entrou na minha vida…

Como sou um “Pássaro do Sul” e tenho o Alentejo nas veias, tinha programado um passeio pelas planícies Alentejanas. Não tinha nem data nem itinerário definido. Seria mais um daqueles passeios que decidiria em cima do joelho…acabei por faze-lo no dia 10 Junho de 2009. Na realidade foi um pretexto para ir ver uma pessoa muito especial a Reguengos de Monsaraz, que me levaria a conhecer a zona. De outra forma ficaria uma semana inteira sem ver a “Su”...simplesmente essa hipótese estava fora de questão :-)

Saída de Almada ás 9:30, seguindo pela A2, A6 até Évora e o resto do caminho foi feito pela estrada nacional com chegada a Reguengos de Monsaraz ás 11:00. A parte da viagem feita em auto-estrada não há nada a dizer. Bom piso e boa visibilidade ajudaram a uma viagem calma e segura. A estrada nacional faz-se bem mais devagar, não que o piso seja mau (muito pelo contrario) mas, é a paisagem que vai tomando conta dos sentidos e faz desacelerar o ritmo.

Peripécia do dia. À chegada a Reguengos de Monsaraz as estradas estavam cortadas devido a uma prova de atletismo. Boa… (pensei eu) …que grande pontaria. Mas nada de problemático. Estacionei onde pude e a “Su” foi ter comigo a pé.

Como não se podia circular pelas ruas optamos ir tomar um cafezito e dar um passeio a pé para conhecer um pouco de Reguengos. Uma localidade simpática e acolhedora. Adorei a pequena igreja de onde tirei algumas fotos.

Acabado o evento desportivo e com as ruas já limpas, partimos para a nossa primeira etapa. A Herdade do Esporão. Desta fomos de “enlatado” e deixei a “Poderosa” a descansar. Não só por falta de equipamento de segurança para a “Su” mas, também porque o calor era muito o que tornava o passeio na mota um pouco desagradável para ela.

 A Herdade está aberta ao público com a excepção da parte industrial, que só pode ser vista mediante visita guiada e com marcação. Mas as salas de exposição, as adegas e os jardins estão à disposição de quem os queira visitar. Existe também uma salinha de provas e claro, a loja onde se pode adquirir o bom “tintol” da região.


Seguidamente…almocito. O restaurante onde a “Su” me queria levar estava fechado para um baptizado e acabamos por comer uns petisquitos em Reguengos (não havia muita fome). Uma sopita de espinafres que estava divinal e depois uns queijinhos e uma saladinha de polvo para picar enquanto conversávamos (nós temos sempre muito que conversar…hehehe). Optamos por beber o café num outro lugar e foi assim que conheci mais um cantinho lá da zona. O “Sem fim”. É um antigo lagar de azeite recuperado, que funciona como restaurante tradicional, galeria de arte, tem também um pequeno bar com um alpendre e uma sombra maravilhosa, onde passamos um belo bocado da tarde à conversa (eu não digo) e à espera que o calor nos deixasse subir ao castelo de Monsaraz.

Já perto das 17:00 partimos para visitar o castelo.

Se tinha gostado da Herdade do Esporão, o castelo de Monsaraz então encheu-me as medidas. Aconselho vivamente a quem não conhece, fazer uma visita a este pequeno cantinho de Portugal. Passeamos pelas ruas, entramos nas lojas de artesanato e fomos apreciar a paisagem nas muralhas do castelo…uma maravilha.

A parte final do passeio foi à marina da Amieira no Alqueva. O sol estava já a pôr-se, o clima estava bastante suave o que levou a ficarmos à conversa até as 22:00 na esplanada do restaurante.

A partida foi por volta da 1:30 da manhã e foi a parte pior do dia. Tinha que deixar a “Su” para trás e não tinha vontade nenhuma disso. Ela foi à minha frente até ao limite da cidade e quando o carro dela voltou para trás…juro que só me apeteceu dar meia volta com a “Poderosa” e não a deixar ir embora mas…ela tinha que ficar e eu que partir. Mas só teria que esperar mais uns dias para a voltar a ver de novo e matar todas as saudades.



Divirtam-se e bons passeios

P.S. Hoje, eu e a "Su" estamos juntos e temos um pequenito de 8 meses o "Rodinhas".

1 comentário:

  1. Oi Miguel, ;-)
    Agora, para ti, o 10 de Junho é um dia de celebração 2 em 1. :-)
    O meu 2 em 1 é logo a seguir, 13 de Junho. :-)

    Abraço

    ResponderEliminar