terça-feira, 1 de março de 2011

Reaprender a andar

Em jeito de desabafo...

Aconteceu no dia 1 de Outubro de 2009. Era Sexta-Feira e dia de futebolada com o pessoal da empresa. Para mim era o inicio da temporada porque tinha estado de férias. Saí mais cedo do trabalho e ainda consegui dar um Giro pelo Estoril com a "Poderosa" para aproveitar mais um pouco de sol antes do jogo. Estava um fim de dia espectacular e tudo parecia correr bem. Foi Rever o pessoal, as palhaçadas do costume etc, e tal...começa o jogo e 5 minutos depois...estava no chão agarrado ao joelho. As dores eram fortes. Algo  não estava bem. Acabei por ali o jogo e rumei a casa. 40 Quilómetros de mota, cheio de dores insuportáveis (ainda hoje não sei como consegui).

Levantei-me no Sábado de manhã sem ter pregado olho durante a noite. A dor no joelho continuava insuportável, de tal forma que, tive que ir ao hospital. Os meus receios confirmavam-se...ruptura de ligamentos e inflamação do tendão rotuliano. Segundo o médico, esperavam-me no mínimo 2 meses de muletas e joelheira ortopédica. Isto significava no mínimo 2 meses sem andar de mota...

Na realidade foram mais de 3 meses e ainda hoje não estou bom. Mas todas as semanas ia à garagem ver a "Poderosa", ligava-a, dava umas gazadas e ia-me embora. Houve uma altura que ainda me tentei montar em cima dela mas, não passou de uma tentativa porque uma forte dor no joelho fez-me mudar imediatamente de ideias. Só nos finais de Dezembro consegui conduzir a "Poderosa". Foi uma voltita pequenina para começar, mesmo assim estava cheio de medo que ela tombasse para o lado esquerdo, e eu não tivesse força na perna para a amparar.

O mais incrível é que com a paragem provocada pela lesão, parece que desaprendi de andar de mota. Reapareceram os medos e receio de motociclista principiante. Ainda hoje não recuperei totalmente a minha autoconfiança, tenho receio de cair e não confio na máquina. Parece que acabei de sair da escola de condução...Na realidade, sinto o mesmo quando me desloco a pé para qualquer lado.  Isto faz-me alguma confusão... nunca tive nenhuma lesão grave em toda a minha vida, sempre fui muito activo e fiz desporto com regularidade e agora... correr ainda não consigo, e mesmo a andar...upa upa. Se está a chover então...tenho tanto receio de atravessar a pé o molhado átrio da estação de comboios como de fazer uma curva de mota.

Ficar em casa e privar-me do que me dá prazer não faz o meu feitio. Sempre lutei por aquilo que quero e acredito. Parece que tenho mais uma batalha pela frente, por isso vou fazer-me á luta e vou...reaprender a andar.

Desculpem o desabafo... :-)

Divirtam-se

3 comentários:

  1. Olá Miguel,;)
    Não tenho qaisquer habilitações para um parecer fundamentado mas acho que, passado 1 ano, já deverias ter recuperado da ruptura de ligamentos. Já foste ao médico recentemente e explicaste a situação?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Se não tivesse visto o teu comentário nem tinha reparado no erro :-) O acidente foi em Outubro de 2010 e não em 2009. É o que dá publicar post's à pressa :-) Actualmente ainda ando na fisioterapia. Isto vai melhorando mas...devagarinho. Devido á imobilização da perna perdi muita massa muscular o que dificulta a recuperação. Mas isto vai lá...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo Miguel,;)
    Pois, nesse caso ainda está um bocado "fresco". :(
    Vê se melhoras para começares a rolar e talvez nos encontremos por Massamá. :)

    Até breve

    ResponderEliminar