terça-feira, 15 de março de 2011

Espirito Motard

Há uns bons anos atrás (antes de me dar a doença das motas), fui como pendura de um amigo meu para a praia e houve uma coisa que me fez bastante confusão. O gajo cumprimentava todos os motociclistas que passavam por ele e mais efusivamente os que tinham uma mota igual á dele. Como achei aquilo estranho perguntei-lhe meio a brincar, meio a sério "Ò Carlos...mas tu conheces esta gente toda?" A resposta imediata foi uma gargalhada que me deixou pior que estragado. Mas este gajo esta a gozar comigo!? - Pensei eu. Mais tarde ele explicou-me a questão do "Cumprimento". Sinceramente...na altura não percebi aquela treta. Pareceu-me mais um cumprimento de elementos do mesmo gang...

 Actualmente, mais de 20 anos depois, percebo perfeitamente este cumprimento. Tem a ver com a solidariedade que existe entre motociclistas. aliás, este cumprimento é o símbolo da união e cumplicidade entre todos os amantes das duas rodas. É uma forma de dizer "Olá amigo! Tudo bem? Se necessitares de ajuda, estou aqui!". Mas porque existe esta solidariedade e união entre motociclistas e não existe nos automobilistas? As teorias são muitas ! Por aquilo que apurei (e não é nada descabido), este espírito de solidariedade teve inicio com os primeiros motociclistas. Eram poucos e as maquinas nem sempre foram tão fiáveis como hoje em dia, de forma que se tornou normal os motociclistas ajudarem-se uns aos outros...assim nasceu um espírito de solidariedade entre esta classe que dura até aos nossos dias.

Desde que ando de mota que cumpro com este espírito de solidariedade. Para mim funciona desta forma... "Ajuda e serás ajudado!" e alguém que ande de mota é um camarada. Se necessitar de ajuda, naquilo que depender de mim, essa ajuda será prestada. Cumprimento todos desde que não ponha em risco a minha segurança e faço por responder ao cumprimento mas, começo a perceber que nem todos me retribuem. Serão os novos tempos??? Será que a tal afamada solidariedade "Motard" está em vias de desaparecer? Eu acredito que não. Até porque é isso que nos torna únicos. E como verdadeiros "Motards" passaremos este espírito a outros... e assim por diante.

Divirtam-se

1 comentário:

  1. Da minha parte terão sempre cumprimento e, na falta deste, uma buzinadela ou aceno com a cabeça (porque nem sempre se consegue retirar as mãos do guiador). Gostei bastante. Abraço!

    ResponderEliminar