terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"La Poderosa"

No Inicio do ano de 2009, fui fazer uma visita ao salão de exposições da Batalha para ver as motas, vim de lá completamente apanhadinho do clima e decidido a trocar de mota. Comecei a comprar revistas, a pesquisar na net e pouco depois fazia os primeiros contactos. A mota que me tirava o sono na altura era a espectacular Kawasaky Versys. Encontrei uma num stand no Estoril e fui lá ve-la. Era cor de laranja e tudo...espectacular. O negócio só não foi para a frente devido ao fraco valor de retoma da minha XT600E mas, o passeio não ficou perdido porque tomei contacto com duas motas que até então não me tinham despertado á atenção. Uma Honda CBF600SA e uma Yamaha Fazer FZ6 que me espevitaram algum interesse.

Um mês depois estava a pedir informações a outro vendedor sobre uma Honda CBF600SA que estava a um preço bastante apetitoso tendo em conta que tinha pouco mais de 2 anos e a módica quilometragem de 3960Km. Novamente se repetiu a avaliação por baixo do valor da XT. Acabei por a colocar á venda na net nesse mesmo dia e...15 dias depois estava vendida pelo mesmo preço que a comprei. Espectáculo né...!?
Voltei então á carga com a Honda CBF600SA que ainda não tinha sido vendida e nesse mesmo dia recebi as primeiras fotos da menina que o vendedor amavelmente me enviou.


No dia a seguir estava no stand para a ver in loco. Se a principio não era mota que me tirasse o sono, depois de me sentar nela e dar a primeira volta... fiquei apaixonado. Ainda estive a ver uma Kawasaky Versys (O stand era representante da Kawasaky) mas já não era a mesma coisa. A suavidade da CBF600, o ABS de serie, a altura do assento juntamente com o preço ditaram a escolha.

Pouco tempo depois estava trocado o meu "Primeiro amor" pela minha grande paixão...a minha Honda CBF600SA a qual eu chamo "La Poderosa"  em homenagem à Norton 500 de 1939 com que Ernesto Guevara e Alberto Granado percorreram a America do sul de Buenos Aires a Caracas.

Curiosamente a escolha do nome para a minha menina gerou alguma controvérsia num fórum a que pertenço (Club CBF). Parece que já lá havia uma "Poderosa" e que era pertença de um membro muito acarinhado que já não está entre nós. Assim foi-me pedido para alterar o nome da mota e eu acedi razão pela qual a minha CBF600SA também é conhecida por "A Vigorosa". 

Fui busca-la no dia 1 de Abril de 2009 e nesse mesmo dia pregou-me a única partida até hoje. Ficou-me parada na A5, pouco depois das portagens de Carcavelos com problemas de bateria. Nem tinha andado 5 Km. Obviamente o stand foi recolher a mota, e como tinha ficado sem transporte, prontificaram-se a levar-me a casa. Dois dias depois tinha a menina á minha espera e a partir desse dia nunca mais me desiludiu.

Ainda hoje me lembro do dia em que a fui buscar... vieram-me a cabeça as sábias palavras do meu instrutor de condução... "Não te dou 6 meses e estás a trocar de mota". E não é que ele tinha razão!? Isto quem sabe...sabe e pronto!


Divirtam-se

4 comentários:

  1. E não poderias ter feito melhor escolha... Parabéns ;)

    ResponderEliminar
  2. Cada vez que saio com ela, mais consciente fico da acertada escolha que fiz...que grande máquina :-D

    ResponderEliminar
  3. Olá Miguel, ;)
    A Versys de 2010 também foi a 1ª mota que ponderei em comprar aquando da troca da 125 que tinha. Acho-a espectacular e (como diz o nome) é bastante versátil mas a razão e a questão económica venceu, fiquei-me pela CBF 500.
    Com a CBF 600 também estás bem servido e tens as vantagens do ABS (que na Versys era opção) e dos 4 cilindros.
    Boas curvas :)

    ResponderEliminar
  4. Boas GhostRider,
    Sempre gostei de trails...até me sentar numa. Com a minha estatura (1,70) é difícil chegar com os pés ao chão e atrás disso vêm uma serie de problemas (tal como pude constatar na XT). Continuo a adorar a Versys. Cada vez que vejo uma tenho que a ir mirar bem de perto mas, com a CBF descobri as maravilhas do ABS (nunca mais tenho uma mota sem ele) e a suavidade dos 4 cilindros juntamente com uma posição de condução própria para a minha estatura...e tens razão noutra coisa, o preço da Versys. Por alguma razão se vêem poucas.

    ResponderEliminar