quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Texting while driving!?

Este é outro daqueles post's que já tinha publicado no meu outro blog. Em virtude do meu ultimo susto na estrada, decidi publica-lo aqui também. Afinal a ideia principal deste post é a divulgação.

"Inacreditável"

A vulgarização do uso do telemóvel deu origem a uma nova causa de sinistralidade rodoviária. O uso do
telemóvel durante o acto de condução. Foi recentemente atribuída (pela primeira vez numa estatística)
como principal causa de inúmeros acidentes rodoviários graves.  O que eu tenho observado nas nossas estradas é que se faz uso do telemóvel de uma forma indiscriminada e displicente durante a condução. Eu também o faço e não venho para aqui armado em moralista mas normalmente uso um auricular para o efeito e falo apenas o indispensável.

Conduzo regularmente carro e mota e tem sido aos comandos deste ultimo veiculo que mais tenho sentido a a falta de atenção dos condutores quando falam ao telemóvel enquanto conduzem. Em dois dias livrei-me de ser "passado a ferro" três vezes. Uma na Ponte 25 de Abril quando uma senhora ao atender o telemóvel largou o volante e o carro guinou, atravessando as 3 faixas, quando num cruzamento alguém não viu um sinal de STOP porque obviamente a conversa estava mais interessante e o pior foi um fulano que me ia atropelando 2 vezes seguidas uma ainda em Lisboa e a outra na saída para Almada tudo porque não quis largar o telemóvel. O ultimo susto... bem basicamente o condutor ia tão entretido ao telemóvel que, a estrada virou á direita e ele não reparou e seguiu em frente. Por sorte tenho saído ileso destes sustos, embora me pergunte "Até Quando?"  

Se como eu também acham que isto uma displicência terrível, então imaginem conduzir e enviar SMS's. Sim, ouviram bem...enviar SMS's.

Também nem queria acreditar mas, parece que nos Estados Unidos o Problema é mesmo grave. De tal forma que a Principal operadora de telecomunicações, a AT&T, levou a cabo uma campanha de sensibilização para este flagelo.

A campanha intitulada "The last Message" baseia-se no contributo de varias pessoas envolvidas envolvidas em acidentes envolvendo o envio de SMS's.

Aqui vos disponibilizo o vídeo desta campanha "The Last Message"




Divirtam-se e cuidado ao volante

3 comentários:

  1. Olá de novo Miguel, ;)
    Caramba, não paras. Tomáste mesmo a sério a questão do blog. :)
    O Herman José, há uns bons anos atrás, gozava com quem comprava grandes carros (caros) mas não gastavam mais uns tostões na opção do ar condicionado. Era vê-los de Verão nos seus carrões com a janela aberta, braço apoiado na porta e a suarem como se estivessem na sauna. :) :) :)
    Hoje em dia já quase todos os modelos trazem ar condicionado de série mas agora vê-mos senhores todos engravatados conduzindo as suas berlinas topo de gama e de telemóvel na mão porque não querem gastar mais uns euritos num kit mãos livres!!! É o país que temos.
    Na América também não é muito melhor. Apesar de ser um dos países mais regulamentados e rigorosos em fiscalização no que toca aos automobilistas deve ser onde menos se usa o dispositivo de segurança passivo mais básico, o cinto de segurança. Quanto a mim é um país de atrasados mentais, pelas mais diversas razões.
    Desculpa lá o testamento.

    Boas curvas :)

    ResponderEliminar
  2. Parece que sim! Deve ser moda conduzir um topo de gama e falar ao telefone ao mesmo tempo...só é pena que a policia não intervenha mais vezes. Na minha opinião é quase mais perigoso do que conduzir com os copos. Em relação aos americanos...não os considero com exemplo, até porque detesto hipocrisias. Ou melhor são um exemplo de como não se deve fazer... :-)

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao blog... Apanhei-lhe o gosto :-)
    A verdade é que alguns destes posts já existiam num outro blog mas, eu achei que fazia algum sentido transcreve-los para aqui.
    Por outro lado, o vosso feed-back vai-me espevitando a escrita :-D por isso...comentem à vontade (mesmo que sejam testamentos).

    Abraços

    ResponderEliminar